Harry Truman

Harry S. Truman
33.º presidente dos Estados Unidos Estados Unidos
Mandato12 de Abril de 1945
a 20 de janeiro de 1953
Vice-presidenteNenhum (1945–1949),
Alben Barkley (1949–1953)
Antecessor(a)Franklin D. Roosevelt
Sucessor(a)Dwight D. Eisenhower
Vida
Nascimento8 de maio de 1884
Lamar, Missouri
Falecimento26 de dezembro de 1972 (88 anos)
Kansas City, Missouri
PartidoDemDonkey.png Democrata
ReligiãoBatista
ProfissãoPequeno empresário e fazendeiro
AssinaturaAssinatura de Harry Truman

Harry S. Truman (Lamar, Missouri, 8 de maio de 1884Kansas City, Missouri, 26 de dezembro de 1972) foi um político estadunidense, 33º presidente dos Estados Unidos, governando de 1945 a 1953.

Truman lutou na Primeira Guerra Mundial e em 1922 entrou para o Partido Democrata, tendo sido eleito senador em 1934 e 1940. Em 1944, concorreu à eleição como Vice-Presidente com Franklin D. Roosevelt e no dia 7 de novembro foram eleitos. Com a morte de Roosevelt, em 12 de abril de 1945, Truman assumiu o cargo de Presidente dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial. Foi um dos principais responsáveis pelo lançamento das bombas sobre Hiroshima e Nagasaki.

De 17 de julho a 2 de agosto de 1945 participou juntamente com Stalin e Churchill da Conferência de Potsdam, onde dividiram a Alemanha e Berlim, criando assim a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental, assim como a Berlim Oriental e a Berlim Ocidental.

Harry Truman, em agosto de 1945, autorizou o bombardeio com armas de destruição em massa (bombas atômicas) sobre Hiroshima e Nagasaki, matando quase 200 mil civis inocentes. O principal argumento utilizado para o lançamento das bombas era que o Japão não queria conceder rendição incondicional, considerada uma condição necessária para o fim da guerra, evitando, assim, a repetição do que ocorrera após o fim da Primeira Guerra. Além disso, o outro argumento era o de que, baseado nas estimativas de possíveis baixas, poderia haver de 500 mil a 1 milhão de mortes de soldados caso a guerra se prolongasse, e com a bomba atômica o número de baixas seria menor. Mas existe também o argumento de que a intenção era consolidar o poderio americano frente a ameaça soviética de Stálin, que já apresentava sinais de discórdia com os EUA desde a Conferência de Postdam, a respeito da questão da Polônia, o prenúncio da Guerra Fria. A racionalidade desses argumentos, porém, não retira o caráter trágico do bombardeio atômico sobre aquelas cidades.

Em junho de 1947, autorizado pelo Congresso, o Presidente americano criou a CIA e forneceu a ajuda do Plano Marshall, sem a qual os países envolvidos na guerra não conseguiriam sair da miséria, e a Doutrina Truman para impedir a expansão do comunismo stalinista.

Truman foi reeleito Presidente dos Estados Unidos em 4 de novembro de 1948. Em 25 de junho de 1950, a Coréia do Norte invadiu a Coréia do Sul para reunificar a Nação.

Os Estados Unidos financiaram a Coréia do Sul e intervieram no conflito chamado de Guerra da Coréia, no ocidente. A China entrou na guerra.

Em 1952, o Presidente americano e o Congresso instituíram o Comitê de Investigações das Atividades Anti-Americanas, comandado pelo Senador Joseph MacCarthy, no episódio conhecido como "Caça às Bruxas"; um movimento de delação e perseguição à colaboradores do comunismo. As atitudes extremistas do senador, porém, não tinham o respaldo de Truman.

Os "anos dourados" iniciavam uma forte influência da propaganda e do capital ocidental para fazer frente à chamada "cortina de ferro".

Harry Truman, em 1953, terminando seu mandato Presidencial, retirou-se da política.
Faleceu em 26 de dezembro de 1972. Encontra-se sepultado em Harry S. Truman Livraria e Museu, Independence (Missouri), Condado de Jackson (Missouri) nos Estados Unidos.

Comentários

Postagens mais visitadas